segunda-feira, 20 de junho de 2011

Campo de Lavanda da Bleu Lavande e mais...

Olá!!!

Esse fim de semana foi eleito um dos mais belos da nossa estadia no Canadá. Alugamos um carro, ops, na verdade "O carro" e demos uma rodada pelo interior do Quebéc. Digo isso, porque o carro que havíamos reservado não estava disponível e a loja nos deu pelo mesmo preço um Dodge completo com lugar para 7 pessoas, com todas as regalias e conforto que vcs podem imaginar..hehe . 
Fomos visitar os campos de lavanda da marca de cosméticos daqui, a Bleu Lavande http://www.bleulavande.ca/, onde tudo é feito de lavanda. Um lugar maravilhoso!!! Uma pena que as flores de lavanda ainda não estavam abertas, por isso, a beleza, estava aquém do potencial do local ...O local fica numa cidadezinha chamada Fitch Bay, a cerca de 2 horas de Montreal e a apenas 5 km da fronteira com os EUA. Lá experimentamos uma limonada com lavanda divina e refrescante. Vocês não imaginam que coisa mais linda é a região,com algumas montanhas, aquelas casinhas que mais parecem casinhas de boneca, todas com horta, jardim, varanda, etc....ai, eu queria uma daquelas pra mim!!!

 A entrada da loja

 Os campos (sem flores abertas)








A guia explicando o processo de extração do óleo essencial. Para vcs terem uma idéia, esse tanque aí da foto  cheio da planta rende apenas 2 litros de óleo essencial

 A Cat vestida para combinar com as cores do local








 Olhem que charme a boutique. Eu queria tudo que tem lá!

Outras cores na paisagem

De lá seguimos para um parque,o  Parc National de La Yamaska, que fica na cidade de Granby e onde aconteceu o churrasco de despedida da Barbra e do Humberto nossos amigos brasileiros. Eles logo estarão de volta ao Brasil e aproveitaram para reunir um monte de brasileiros naquele tradicional churrasco de domingo, com direito à picanha, vinagrete, etc. O local tem uma represa enorme e as meninas aproveitaram para nadar e brincar na areia, coisa que não fazem há muito tempo!!!

 O carrão (ai, vai ser difícil sentar no meu celta de novo)

 vista do parque



 As meninas se divertindo. Vcs imaginam a temperatura da água?


 Humberto dando um tchauzinho de despedida

O centro de Granby

Uma pena que o fim de semana acabou .....agora chega, acordemos e de volta ao trabalho!!!
bjos






sábado, 11 de junho de 2011

Toronto e outras coisas

Oi meu povo, tudo bem com todos? Estou um pouco atrasada nas minhas publicações né? Eu sei, eu sei... e isso é resultado de falta de tempo misturada com preguiça. Estou na reta final agora e só teremos mais algumas publicações juntos.

Bem, pra começar, vou mostrar pra vocês algumas coisas que aconteceram durante os últimos dias. Houve uma festinha de aniversário no lab de um dos integrantes, o David, e olha que coisa mais linda a decoração e as guloseimas, todas preparadas pela irmã dele, a Linda. O tema era Star Wars...vejam:









Houve também um almoço num restaurante muuuito bom que eu não poderia deixar de mostrar a vocês. Todos os pratos estavam maravilhosos...

              O tartare de salmão
                                                                                                                   O gnocchi
                   Um sanduba

                                                                                                                            Outro...
            E o meu prato: uma massa com cogumelos

Companheiros

É claro que eu não comi todos esses pratos sozinha! Mas fiz questão de tirar fotos de todos pra vocês.

Também fomos visitar o novo prédio do centro de genômica estrutural e funcional que é maravilhoso. Os laboratórios vão se mudar pra lá no fim do mês e talvez a gente ainda aproveite um pouquinho. Tudo foi perfeitamente planejado, por exemplo, nos banheiros há chuveiros para os estudantes e funcionários que vão de bicicleta para o trabalho e para que os mesmos possam tomar banho, uma exigência dos prédios "enviroment friendly". Outra coisa: as salas dos bioinformatas fica no basement do prédio e a iluminação das salas é mais baixa que as demais para possibilitar que os mesmos possam enxergar com mais  acurácia os detalhes do que está na tela dos pcs...muito legal né? Isso sim é outro mundo. O prédio custou alguns milhões de dólares. Vejam uma fotos das novas bancadas:



E por último, passei os últimos dias em Toronto (a São Paulo canadense..haha) pois fui  à uma conferência (NSERC Bioconversion Network), que é um encontro anual de vários pesquisadores, principalmente canadenses. Lá, pude ver ao vivo um dos maiores estudiosos do maldito Phanerochaete. Sabem aqueles caras "feras" que toda área de pesquisa tem, e cuja maioria dos artigos que vc lê, leva o nome dele junto? Então, o Thomas Jeffries é um desses....e vi que ele é "gente como a gente" .
Aproveitamos para conhecer a cidade (claro né?).

A "Times Square" de Toronto

 a CN Tower, que já foi a maior torre do mundo, com 553 metros de altura

 Companheiros de viagem: Vanessa, Vivi, eu e Roel, nosso novo amigo holandês

 olhem pra baixo

 vista da cidade do alto da torre

Uma curiosidade: a distância do Rio..tô longe né?





Agora, vamos falar sério!! Apresentei meu pôster e assisti a algumas palestras, umas interessantes, e outras nem tanto. 
 Que cara de "songa" né?  Só para esclarecer: esse pôster é sobre o meu projeto de pesquisa e não tem nenhum resultado, apenas intenções!!!

Alguns dos colegas do grupo: da esquerda pra direita e primeiro os em pé: Xiao, Christina, Vanessa, Vivi, Adrian (o chefe), eu, Roel, Justin e Ingo. Essa foto foi tirada durante um jantar do evento (pós- pôster)

E agora, apresto-lhes o jantar (claro)!!





E por último,  fiz um passeio nas ilhas do lago Ontario, que é um lago enorme que divide o Canadá dos EUA. Ele é tão grande que nem é possível enxergar a outra margem.

 No porto, antes de embarcar

 Na balsa, com a CN Tower de fundo



E agora, o mais engraçado: fui visitar as praias das ilha e logo a primeira era uma "clothing optional". Imaginem se eu não fui logo cair nessa (e por engano)? Muito engraçado. Comecei a caminhar e aos poucos começaram a aparecer vários peladões.....de tudo quanto é tipo: gordos, magros, altos, baixos, louros, morenos, e alguns, dos quais prefiro esquecer (os velhos).. Senhor, me livre daquela cena!!! 

 Dá para acreditar que estou no Canadá?


Se vocês prestarem bem atenção, aí no cantinho tem um casal trajado (ou melhor, destrajado) apropriadamente para o local

E o "monumento" da praia:

Que horror!!!


Nesse dia voltei para o hotel de bicicleta, uma daquelas que vc aluga nas ruas e depois devolve onde quiser...muito bom, pedalar no meio daquele trânsito e multidão de uma cidade grande.

Agora, para fechar com chave de ouro nossa viagem, tomamos um café da manhã maravilhoso numa padaria chiquérrima, antes de viajar de volta. E lá ainda compramos vários queijos divinos para fazer uma "farofa" na viagem de volta, que foi de trem. Essa farofa chique é permitida né? Pão e queijos...só faltou o vinho

Eu adorei!!!
bjos