quarta-feira, 2 de março de 2011

Maple syrup

Milagre: dois posts em um único dia! É que estou inspirada!!

Este post é dedicado ao maple syrup (ou sirop d´érable em francês), uma iguaria típica do Canadá.
É produzido a partir da seiva extraída de árvores do gênero Acer, principalmente a  Acer saccharum, angiospermas da família Sapindacea. A folha dessa árvore é o símbolo do Canadá e também está presente na bandeira deles.



                                                      

O processo de obtenção do xarope é o seguinte: Na  primavera, quando a água do solo não está mais congelada por causa das baixas temperaturas, a planta dispõe de maior abundância de água e passa a sugar a água do solo  e a produzir a seiva. Essa seiva é extraída durante as primeiras horas da manhã, e depois, é submetida à fervura por longas horas, o que permite a evaporação de grande parte da água presente, deixando o líquido viscoso. Cerca de 40 litros de seiva são necessários para gerar apenas 1 litro de xarope de maple.


Nutricionalmente, é contituído principalmente de sacarose, alguns minerais, principalmente cálcio e potássio e vitaminas como tiamina e riboflavina, além de ferro, e pode ser usado para confecção de bolos, tortas, pirulitos, manteiga, etc e usado como cobertura em panquecas.





Ontem, ganhamos de presente da dona da casa um autêntico e artesanal maple syrup. Ela compra numa fazenda produtora que fica numa cidade a duas horas de Montreal e segundo ela, os outros são os outros e esse sim é O maple syrup. Ela disse que esse é feito com a primeira seiva extraída da árvore, como o azeite de oliva de primeira prensa, e ele é mais claro que os outros. Ela prometeu nos levar na fazenda em março/abril, quando os produtores começam a extrair.
Quando eu disse a ela que tinha comprado um  maple syrup no supermercado ela deu risada e disse “é como a cachaça 51...porcaria, e a outra (em menção à Salinas)...! nada boba”, aliás, ela entende tudo de cachaça, pois o sobrinho mora no Brasil e tinha acabado de chegar em Montreal com uns presentinhos....
Tenho comido o maple com wafle no café-da-manhã e ele é menos doce e menos viscoso que o mel de abelhas, mas bem saboroso e nutritivo. 
Cabane à sucre são locais (geralmente fazendas) que extraem e fabricam o xarope e que fazem receitas e produtos a partir  dele. Lá  vc pode passar o dia, andar a cavalo, acompanhar a extração da seiva, comer uma refeição caseira e experimentar as receitas... E segundo contam, essas refeições são sempre  fartas e gordurosas, pois no passado, essas casas serviam de parada temporária para  tropeiros que necessitavam de algo pesado para seguir viagem..



Espero ir em breve.

2 comentários:

  1. Lis..vc conseguiu me deixar deprimido mais uma vez.ehahe
    estou aki 00:54 comendo brocolis com tomate(dieta da saude)achando q estou numa boaa...e vc vem com essas fotossssss de tortas e panquecass.ehaeh., qr causar um suicidio eh?
    zuerahh..ai q delicia td !
    bj
    ps. ainda acho q vai voltar gordaa.ehahea

    ResponderExcluir
  2. Caio, vê se para com essa besteira de fazer regime...pra quê isso?? Coma o que tem vontade, mas sem exageros...esse é o segredo (não o meu, pq o meu é "coma o que tem vontade, com exageros e depois veja no que dá..haha!
    E se prepare que o seu amor já está chegando aí..(ele está ansiosíssimo para chegar..)
    bjos

    ResponderExcluir