quinta-feira, 21 de abril de 2011

Oficina de pysanka, os ovos de páscoa ucranianos

Oi gente, ontem nosso dia foi bem cheio de atividades: de manhã, a festinha no lab, e a noite, a nossa oficina que durou até a uma hora da madrugada, tamanha a empolgação! Foi muito legal e os resultados são bem interessantes. Eu simplesmente amei. Gostei tanto, que vou fazer questão de comprar as ferramentas para levar pro Brasil e poder fazer isso sempre que eu puder. Quero ensinar minhas filhas (que na verdade já aprenderam), meus futuros netos, e todas as pessoas que quiserem.
 Então, a tradição milenar de pintar ovos (de verdade, não de chocolate) na época da páscoa, surgiu na Ucrânia, mas há alguns outros países, principalmente do leste europeu que também tem este costume.


 A técnica é fantástica e complexa de se entender no começo, mas depois que vc faz mais de uma vez, fica claro como o processo funciona. A técnica de se pintar os pysanky, consiste basicamente em proteger algumas áreas no ovo com cera de abelha, do tingimento subsequente que será aplicado. A cor dos traços aparece a cada lavagem com uma diferente cor, e por último, vc remove a cera aplicada, derretendo-a sob uma chama de vela para revelar as cores aplicadas. Mágico!!
Quem nos ensinou pacientemente a técnica foi a Christina, nossa amiga do laboratório, que é neta de ucranianos,  e em cuja  família, se manteve a tradição. Foi muito divertido, e ainda saboreamos juntos um risoto de frutos do mar que preparei.

Vejam abaixo as fotos do processo e do resultado:
                                                 Christina lavando os ovos para começar

E ensinado a técnica com toda paciência do mundo

E agora, vamos começar! Fizemos dois estilos diferentes de pintura: um com pingos feitos com a cera e outro, com riscos feitos tbm com cera, mas com um instrumento de ponta bem fina.

Pingando a cera no ovo

Depois de tingir uma vez

                                                                       Outra vez...

                                                                   Tá ficando bom!

                                               Agora, é preciso remover a cera derretendo-a



                                                                     Eu concentrada!

E agora, o resultado final:

                                      Só para esclarecer: esse especificamente não fui eu que fiz!

E depois de fazermos o "primeiro round", fomos para o segundo estilo, bem mais complicado e que exigia maior habilidade, paciência e concentração.

           Todas concentradas! E com as olheiras mais evidentes, já que nessa "altura", já era uma da manhã!

                                                 Vcs conseguem ver os traços que fiz?

                                                        E agora, o resultado final..adorei!

                           E agora, o resultado final de todo mundo. Vcs estão vendo esse pretinho do canto esquerdo? A Cat é quem fez esse! Não tá lindo?  Ela desenhou uma borboleta

                                                            E o "fechamento" da decoração

Legal né?
Eu adorei!

Um comentário:

  1. ola Lis,

    adorei seus ovinhos, vc acredita q ontem a Mae da Ana veio pra ca e trouxe ovinhos assim e disse que la no parana eh super tradicao, e isso pora causa dos Alemanhaes que imigraram pra la. Mas eu nao sei como faz, vou querer aprender com vc hein!!
    Beijokas

    ResponderExcluir