terça-feira, 24 de maio de 2011

Montreal, a cidade dos parques

Oi gente, tudo bem? Comigo está tudo bem, exceto pela saudade do Brasil. Quero ir pra minha casinha logo, poder abrir a minhas grandes janelas e as portas da sala, ver as frutas do meu quintal crescerem e "jogar conversa fora" com os vizinhos....

Bom, como nesse final de semana tivemos ótimas temperaturas, aproveitamos para passear pelos parques (mais alguns), aliás, aqui tem tanto parque, que acho que vou embora sem conhecer nem a metade deles.
No sábado fomos almoçar no bairro italiano daqui e depois fomos conhecer um parque que tem lá perto. Eu estou viciada nessa "Píccola Itália" e cada vez que vou lá, quero conhecer um restaurante diferente. Dessa vez comi um nhoque com molho de gorgonzola maravilhoso, bruschetta e tiramissu de sobremesa, e o que me deixa bastante confortável nesses lugares é ouvir o dono ou o cozinheiro falando italiano...sinal de comida autêntica. Já escolhi meu próximo alvo lá: um restaurante que me pareceu bem tradicional.
Enfim, voltando aos parques (afinal é muito fácil e natural pra mim começar a falar de comida!!), o parque do sábado se chama Parque Jarry, e é um parque urbano. Estava lotado de gente aproveitando o dia ensolarado e estava tendo uma festa turca também. Imaginem se eu não fui logo na barraca de comidas pra experimentar???? 



Acreditem: essa foto é de verdade e sem retoques.

Lá tinha um grupo de capoeira brasileira fazendo o maior sucesso com o ritmo e a ginga e quase morri de rir de ver os gringos cantando as músicas ao som do berimbau com aquele sotaque característico: "foi nas ondas do marrrrrrrrrrr, foi nas ondas do marrrrrrrrr..haha!!!



No domingo, fizemos piquenique no parque Cité du Havre, um parque bem legal que mais parecia uma ilha: estreito e circundado pelo rio St Laurent dos dois lados. As meninas e os amigos Rafael e Lucas se divertiram bastante numa montanha que tinha lá, e pela primeira vez puderam pisar descalço no gramado (isso não tem preço). 





 O ponto da pesca

As crianças se divertindo


 Os lagartos tomando sol...

 Flora colhendo flores

 A mesa no fim...

 Montreal vista do parque

 Rafa fofo
 Lucas, outro fofo

O porto de Montreal visto do parque

Ah, de lá vimos um carro anfíbio que faz o passeio pelas ruas de Montreal e depois entra no rio para um tour fluvial...adorei!! Imaginem se não vou querer ir né?


Nesse fim de semana também fomos ao velho porto de Montreal e lá  andamos de pedalinho com as crianças e elas adoraram. A Catarina estava se sentindo uma verdadeira marinheira pilotando o "veículo". 



Também saboreamos o poutine, o prato típico do Quebéc.


As bandeiras do Canadá, do Quebéc, de Montreal e do velho porto

Agora, voltando com os pés no chão, o fim de semana acabou e o trabalho  voltou.....

Até a próxima

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Novidade no blog

Olá!
Para  contemplar meus espectadores de outros países (Alemanha, Inglaterra, EUA, Cingapura, Suiça e Russia) com um acesso  democrático,  adicionei um tradutor ao blog. A tradução me pareceu boa, mas sempre há palavras erradas. Acho que no geral, dá para entender o contexto. Além disso, agora também há previsão do tempo para Montreal e para São Carlos (no fim da página), e vocês ainda podem conferir a previsão  para os próximos dias em ambas as cidades.
Mais uma novidade é a possibilidade de ver o número de pessoas que estão online no momento e de que cidade e país elas são, visualizando o mapa no fim da página.

Como dizia Platão: "A necessidade é a mãe da inovação", então, inovemos!!!





Apreciem!!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ottawa, a capital do Canadá



Olá!
Tudo bem por aí? Bom, por aqui, o frio voltou!! Nessa semana tivemos temperaturas de 4 graus e muita chuva. Dá para acreditar que estamos no fim de maio e nada do tão sonhado calor ?....e eu que nem gosto de calor! No domingo fomos conhecer Ottawa, a capital do Canadá, que fica na província de Ontario. A cidade é bem bonita e pelo pouco que vi, parece ser mais arborizada que Montreal e tem alguns prédios com arquitetura gótica bem bonitos. Lá também tem o Canal Rideau, que no inverno, quando congelado,  se transforma na maior pista de patinação do mundo. E no resto do ano é um local bem bonito e cheio de pessoas correndo e caminhando nas margens.
De manhã fomos visitar a Colina do Parlamento, debaixo de chuva e com um friozinho bem chato de "cortar as orelhas". Com arquitetura gótica, no passado era uma base militar e atualmente é um local com fins políticos onde os parlamentares se reúnem, discutem e aprovam as leis. É interessante ressaltar que na sala principal, onde as leis são aprovadas, há três poltronas vermelhas no centro, sendo que uma é para a autoridade canadense e as outras duas para os representantes da monarquia inglesa. Quando a rainha vem ao Canadá (o que aconteceu pela última vez em 2006, se eu não me engano), ela se sentou em uma das poltronas. Vcs  devem estar se perguntando: "o que? rainha? e inglesa? Sim, sim, o Canadá é um federação composta por dez províncias e o sistema político é uma democracia parlamentarista e monarquia contitucional, o que significa que o país é dirigido por um primeiro ministro, atualmente Stephen Harper, tendo a rainha Elizabeth II como chefe de estado, um resquício da colonização inglesa no Canadá. Excetuando-se o Quebéc, que foi majoritariamente colonizado por franceses, as outras províncias em geral são orgulhosas de terem uma rainha, e o rosto dela inclusive, estampa as moedas daqui. 
Bem, voltando ao parlamento, seguem algumas fotos:



                                             No fundo, a Peace Tower do parlamento


                              A ponte sobre o rio Ottawa vista do alto da colina do parlamento


E agora, por dentro:

                                  Nessa sala, há quadros com os reis e rainhas da Inglaterra

 A biblioteca do parlamento. Já pensaram que delícia? Dá para passar horas se divertindo aí!


                                                  Aqui dá para ver os arcos góticos


                     E a sala de que falei anteriormente! Prestem atenção nas três poltronas

Depois fomos visitar o museu da civilização um lugar enorme e com várias atrações. Em algumas seções havia exposição e informações sobre os primeiros nativos no Canadá, seus costumes, etc, em outras sobre a pré-história e uma em especial, que as meninas gostaram bastante foi o museu da criança. Lá há cenários de vários países do mundo e as crianças podem vestir as roupas típicas do país, entrar em casas típicas, entre várias outras coisas. Elas adoraram e ficaram enlouquecidas. A Catarina até se vestiu de indiana e nós entramos num harém vestidas de roupa " das arábias"..haha vejam:
                                                               No harém



                                                    Passeando de camelo

                                                A seção de etnias indígenas

     As vestimentas dos índios norte americanos. Iguais às tangas dos nosso índios , vcs não acham? Haha

      E as bandeiras representando todas as províncias canadenses. A do Quebéc tem as flores-de-Lis

                                                       Flora se divertindo com o xadrez

                                                                E a Cat de indiana

                                                      E vestida de princesa "de época"

E por último, ufa!,  fomos visitar o local onde estava ocorrendo o festival das tulipas de Ottawa. Muito lindo!! Estava lotado e havia uma variedade enorme de tulipas, de todas as cores. Essa festival é realizado anualmente com o intuito de manter uma tradição que começou no passado.  Após a ocupação nazista na Holanda  durante a segunda guerra mundial, a princesa Juliana da Holanda se refugiou no Canadá e inclusive, teve uma filha canadense. Depois do fim da guerra, ela e sua família voltaram à Holanda e anualmente, como agradecimento ao “abrigo” que teve aqui,  o país enviava centenas de bulbos de tulipas ao Canadá, como forma de agradecimento. Atualmente, o país ainda envia uma parte das tulipas e a outra parte, o Canadá compra para a realização do festival anual. E o processo de planejamento, plantio, cuidados, etc....dura meses......

                                                            O lugar estava lotado



                                                               Algumas cores...

                                                                        Outras...












                                          Olhem que charme essas casinhas no fundo


Eu adorei e espero que vocês gostem!!
See you soon!!