quarta-feira, 6 de julho de 2011

Viajando pelo Quebéc- Terceiro dia

Contagem regressiva: 7 dias

Agora vamos ao melhor dia da viagem!!!!!


No post anterior havíamos chegado em Tadoussac, o lugar mais bonito da viagem, eleito por mim mesma.  A cidade é  minúscula, e faz parte da região do parque marinho do Saguenay-St Laurent. Essa foi a primeira cidade fundada pelos franceses na "Nova França", portanto, o primeiro reduto francês na América. Nessa região estuarina, a água doce e fresca do rio Saguenay se encontra com a água salobra e morna do St Laurent, criando um ambiente propício para a procriação do krill, um microcrustáceo parecido com um camarão, um dos alimentos preferidos por várias espécies de baleias. Preciso falar mais alguma coisa? Isso significa que lá vc pode ver as baleias saltando na baía de Tadoussac aos montes.....o que nos atraiu, assim como elas para o lugar. Meu Deus, esse foi o clímax da viagem . Eu até chorei quando vi aquelas baleias a apenas alguns metros do barco em que estávamos. Inacreditável!!!
Vimos baleias enormes de uns 20 metros e em grupos, tudo isso bem próximo do barco. Vimos duas espécies diferentes: a  Balaenoptera bonaerensis, vulgo baleia minke, Balaenoptera physalus, vulgo baleia fin ou rorqual-comum (essa sim enooorme,  a segunda maior espécie de baleia, perdendo apenas para a baleia azul). Eu também vi uma única beluga (Delphinapterus leucas), meio de longe, pois o barco não pode chegar muito perto para não atrapalhá-las, já que elas estão em período de reprodução.

 Tadoussac

mais

o responsável pela presença das baleias no local

As espécies que vimos foram:


a baleia minke


 baleia fin

beluga!! Dessa eu só vi uma e meio de longe...

Agora vamos às fotos reais:

uma minke



 a  fin, bem maiooor

em grupo

um close na boca

em uma das minhas lanchas..haha

Lindo demais né?


De Tadoussac, seguimos para o oeste do Quebéc rumo à cidade de Saguenay. No caminho, viajamos durante 2 horas na beira do rio Saguenay, observando  os famosos fiordes de Saguenay. Pra quem não se lembra das aulas de geografia, fiordes são imensos vales rochosos que no passado eram geleiras  e que durante as eras glaciais foram inundadas pelo mar. Os mesmo só existem em alguns países como Noruega (os mais famosos), Canadá (claro), Islândia, Groeândia, etc. 

uma cachoeira em meio aos fiordes



Nesse caminho estivemos sozinhos em vários momentos, na beira de grandes reservas faunicas e placas avisando da presença de ursos e cervos. A região de Tadoussac também é conhecida pela presença do urso preto e lá, tinha um safári  onde vc entrava na floresta e por duas horas ficava observando os ursos. Infelizmente não pudemos ir porque para fazer esse passeio era preciso ficar 2 horas em silêncio para permitir a aproximação dos ursos. Com duas crianças? Impossível né?  Daí, entramos com o carro em alguns lugares na estrada, no meio de uma reserva, mas não vimos o bendito do urso. No caminho paramos em um riozinho gelado numa paisagem paradisíaca, e nesse rio havia uma placa avisando da presença de salmões, provavelmente um local de desova dos mesmos. Sabe aquela imagem que temos do Canadá, do urso pescando um salmão fresquinho num rio gelado? Então, estive num desses lugares, só faltou o protagonista aparecer. Na verdade eles deviam estar por perto, mas eu não os vi.  Ao sair desse lugar, entramos  e vimos um monte de mosquitos no vidro do carro. Imediatamente olhei pra Catarina e ela estava com uma gota de sangue escorrendo no rosto, a Flora a mesma coisa na nuca...e de repente, todo nós estávamos com gotinhas de sangue. Depois vimos que esses mosquitos estavam todos cheios de sangue....fizeram a festa com a gente! Imaginem há quanto tempo eles não tinham uma refeição? Também, naquele lugar no meio do nada!!!

à procura do urso...

 o "rio do salmão". Bem que eu tentei fazer um sashimi na hora, mas não deu



nessa hora aconteceu o ataque das moscas

 outra paradinha...

na trilha

let´s keep going!!!

eu vi um!!!

Paramos o carro em vários lugares durante esse trecho, e um lugar especial foi a cidade de Saint Rose Du Nord, um lugar lindo que tinha um pier na beira do rio. Por fim, no fim da tarde  atravessamos uma ponte sobre o rio e chegamos à Chicoutimi. De lá, fomos para Saguenay onde dormimos num hotel muito bom.
Procuramos por um hotel e nossa primeira opção estava lotada, então, fomos a um segundo, indicado pelo funcionário desse primeiro. Que sorte!! Esse hotel tinha parque aquático com piscina aquecida e ofurô, Perfeito para fechar o dia!!! Aproveitamos até a hora do mesmo fechar, às 10:00 pm.

 Saguenay

 Chicoutimi

 as meninas se divertiram

 pausa para o lanche

até um bailão country estava rolando


o super hotel! Vcs conseguem enxergar o 2 ofurôs lá no fundo?



Ai, hoje eu planejava ser o meu último dia de trabalho, mas felizmente consegui alguns resultados "aos 45 do segundo tempo", por isso, ainda vou ter que trabalhar nessas amostras até 1 dia antes de ir embora. Como diz o ditado "É ruim, mas é bom"...haha
bjos e até a próxima

2 comentários:

  1. Lis! Lindo esse post! Adorei...nós aqui tb estamos na contagem regressiva!
    Saudade!!! bjos

    ResponderExcluir
  2. ai que luxoooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir